Áreas ociosas e de campos naturais se transformaram em produtivas lavouras de grãos. É o que ficou constatado com Censo Agropecuário no município de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina, que apresentou ontem(10) os dados preliminares à Comissão Municipal de Geografia e Estatística. Os números serão divulgados oficialmente apenas a partir de julho.

O coordenador de subárea do IBGE de Concórdia, Roberto Thums, e responsável pelo censo em Passos Maia, explicou que o trabalho ainda não está concluído. Segundo ele, toda a coleta já foi praticamente finalizada, mas ainda são necessários alguns ajustes e análises de questionários que possuem pendências. Foram levantados dados de aproximadamente 700 propriedades rurais. Alguns proprietários deverão ser consultados novamente apenas para confirmação dos dados.

O último levantamento agropecuário tinha sido realizado pelo IBGE em 2006. Os primeiros resultados do novo Censo deverão mostrar o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras e as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outras informações.