O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio nesta semana à coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). De acordo com a agência do IBGE de Pato Branco, os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares estão entre os selecionados para a realização da pesquisa.

É o segundo levantamento da PNS, feita pela primeira vez em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde. Ao todo, 1.200 entrevistadores visitarão 108,5 mil domicílios de 2.167 municípios de todo o país. Em Palmas, a pesquisa se concentrará no bairro Serrinha. Já em Coronel Domingos Soares, a coleta de dados ocorrerá nas comunidades do interior, entre a Lavrama e a Ponte do Iratim. Nos dois municípios, os trabalhos ocorrerão entre setembro e outubro.

Segundo o IBGE, esta é a maior e mais completa pesquisa sobre saúde já feita na América Latina. A PNS investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com algum tipo de incapacidade física. Além disso, analisa dados relativos ao estilo de vida da população, tais como sedentarismo; tabagismo; hábitos alimentares; consumo de álcool; e atividade sexual.

Ainda no âmbito da saúde, a pesquisa também vai investigar a incidência de violência – seja física, sexual ou psicológica – além de avaliar a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) pela população. Além disso, a PNS também vai analisar as relações e condições de trabalho para analisar, entre outras questões, condições de salubridade dos locais de trabalho e problemas de saúde relacionados à atividade profissional.