• Compartilhe no Facebook

Em funcionamento desde 1972, estação manual parou neste mês

Após quase cinquenta anos em funcionamento, a Estação Agrometeorológica do Instituto Agronômico do Paraná(IAPAR) em Palmas, sul do Paraná, será desativada por falta de funcionário, encerrando as atividades iniciadas no início da década de 70.  A informação foi confirmada pelo chefe da Estação, Wilson Schveiczrski, nesta semana

Emocionado, esclareceu que a interrupção ocorre pela aposentadoria, neste mês, da servidora, Vera Lúcia Bello. “Ao longo de trinta anos de serviços a Dona Vera fez um trabalho bom, sério, correto e dedicado ao registrar diariamente as informações às 09h00, 15h00 e às 22h00”, disse ele.

  • Compartilhe no Facebook

Dona Vera, merecidamente se aposentou neste mês de outubro.

Contou que  recebeu a informação de que o governo do estado não dispõe de servidor e não sinaliza para concurso público para um novo profissional para a continuidade do serviço.

Conforme ele, agora só serão utilizados dados da estação eletrônica automática que transmite as informações diretamente para a central em Londrina, podem ser acessados através do site do IAPAR.

Avaliou que a desativação causa certo prejuízo para a pesquisa, pois as automáticas sofrem interferências de vários fatores, ao contrário da manual que funciona sem qualquer interrupção desde 1972.

  • Compartilhe no Facebook

Estação eletrônica automática continua em funcionamento

Antecipou que, provavelmente, os equipamentos serão repassados para o curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal, Campus Palmas, que deverá  utilizá-los em atividades de pesquisa universitária.