Condenado por homicídio, um homem foi detido na tarde desta sexta-feira(10) no interior do Fórum de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, por descumprimento às regras de uso da tornozeleira eletrônica.  O mandado contra, Sabastião Jacir da Silva,37, foi expedido pelo Juízo da Vara de Execuções Penais de Francisco Beltrão/PR.

Conforme o Delegado, Breno Machado de Paula, o detido desobedeceu os limites e a distância que deveria permanecer de sua residência ou local de trabalho, bem como deixou de recarregar a bateria da tornozeleira, o que impossibilitou de ser monitorado.Pelo crime de homicídio 25 de setembro de 2007 na cidade de Mangueirinha/PR, foi condenado a 14anos de reclusão  e atualmente estava regime de cumprimento de pena menos gravoso com uso do equipamento eletrônico.

Após a prisão, o detido foi encaminhado à carceragem da 5ª SDP de Pato Branco/PR, e posteriormente será encaminhado para a Penitenciária de Francisco Beltrão para o cumprimento do restante da condenação.

Explicou o Delegado que normalmente o monitoramento  por meio de ‘tornozeleira’ é concedido aos apenados que estão em regime de cumprimento de pena mais brando, ou seja, semiaberto e que comumente não há estabelecimento penal adequado para tal regime (falta vagas), quando então o Poder Judiciário concede tal medida, com algumas restrições, até a progressão de regime aberto pelo apenado.