Por Evandro Artuzi 

Hoje (25) é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Em Francisco Beltrão, na Unidade do Hemepar, os doadores estão recebendo atenção especial para comemorar a data. Quem faz sua doação recebe um brinde pela colaboração.
Conforme Paula Zitkievicz, enfermeira da unidade, desde segunda-feira (22) a uma mobilização muito grande para homenagear os doadores, não só de Francisco Beltrão, mas de toda área de atuação da 8ª (oitava) Regional de Saúde. São pessoas que durante todo o ano vem para o Hemocentro e colaboram para manter o banco de sangue da unidade. Os doadores têm transporte gratuito para o deslocamento até Francisco Beltrão, o que facilita a coleta.
Além disso, um trabalho intenso é feito para a incorporação de novos doadores. A única preocupação do Hemocentro refere-se à época de final de ano e férias, quando as pessoas viajam e acabem se esquecendo de fazer a doação.
Segundo a profissional, esse comportamento gera transtornos com a falta de sangue no banco, pela demanda ser maior nessa época. Em entrevista a Onda Sul FM, a enfermeira ressalta a importância de colaborar e o significado especial desta data para os doadores.

OUÇA