Treinamento Agentes Comunitários de Saúde. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Treinamento Agentes Comunitários de Saúde. Foto de divulgação

O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão (HRFB) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos, realizou sexta-feira, dia 23 de junho, o evento “ACS’s multiplicadores na doação de sangue”. O ato fez parte da programação do Junho Vermelho de Dois Vizinhos e do projeto de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde da Rede Hemepar, da Secretaria de Estado de Saúde.

O Objetivo é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos municípios para que sensibilizem e incentivem as pessoas a se tornarem doadoras de sangue, prestando orientações e desmistificando a doação de sangue, principalmente na população com idade entre 18 e 29 anos.

Os ACS’s estão todos os dias nas residências das pessoas e podem prestar um apoio fundamental lembrando os doadores que está novamente na hora de doar sangue. A maioria das pessoas é muito solidária, mas se esquece do tempo quando pode voltar a doar sangue. O ACS pode ajudar muito nesta atividade, bem como buscar novos doadores de sangue.

Em vários municípios da região, os agentes já realizam esta atividade, inclusive são os que coordenam a captação de doadores de sangue.  Na região, são realizadas em média de 700 a 850 transfusões/mês, sendo necessário igual número de doadores de sangue. Alguns hemocomponentes possuem prazo de validade muito curto, como é o caso das plaquetas com apenas 5 dias, e por isso o Hemonúcleo precisa de doadores todos os dias. Por isso a importância de manter um bom número de doadores fidelizados, os que doam duas a três vezes por ano.

No dia 28, quarta-feira, será a vez de Nova Esperança do Iguaçu a qual também será um evento comemorativo do Junho Vermelho. O Hemonúcleo pretende realizar um evento regional para formar multiplicadores e agendar eventos até o final do ano em outros municípios.

Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Foto de divulgação

Com ser um doador

Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar grávida ou em período de amamentação; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão funciona da 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30. Agendamento de grupos / informações pelo telefone 46 3524.2434 ou através do captador do respectivo município.