Além dos Parques Eólicos Serra da Esperança, Água Santa e Rota das Araucárias, com capacidade para mais de 170 megawatts e que estão em fase de tramitação para licenciamento para início das obras, outro grande complexo energético deverá ser instalado em Palmas, sul do Paraná. Os trabalhos para os novos parques já estão em fase levantamento ambiental para posterior licenciamento pelo Instituto Ambiental do Paraná(IAP).

12966571_1586361818341654_1995610531_n
  • Compartilhe no Facebook

” O novo empreendimento trará muitas riquezas para o município”, disse Kepen.

Conforme, Rodrigo Kepen, desde 2010 vem sendo realizadas as medições dos ventos numa área de aproximadamente 13 mil hectares de extensão, pertencentes a um grupo de proprietários rurais, a grande maioria residentes em Palmas. Informou que inicialmente o projeto prevê a instalação de pelo menos 150 torres que terão capacidade para gerar 300 megawatts de energia. Salientou, porém, que como as medições dos ventos atingiram uma área maior, é possível que o número possa aumentar, podendo chegar a 180, ampliando a capacidade de geração.

Os prováveis oito parques estarão situados às margens da PRC 280 numa extensão que vai das imediações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual até onde está localizada a primeira usina eólica instalada em Palmas e em funcionamento desde o ano 2000, num projeto piloto em nível nacional. “Os parques poderão aproveitar a estrutura já existente de linhas de transmissão e de logística, pois estarão bem próximos da rodovia”, disse ele.

Em relação a um provável cronograma, Kepen, disse acreditar que ainda esse ano possam ser iniciadas as obras com previsão de conclusão num prazo de três anos. “Quando o Brasil sair da crise e demandar por mais energia, o novo complexo já estará pronto para funcionar”, projetou.

Avaliou que será muito importante para o município. A projeção de investimentos deve se aproximar de R$ 1 bilhão de reais. “O projeto é fruto de um esforço grande dos proprietários que se uniram e montaram o grupo. Certamente isso vai trazer muita riqueza para o nosso município”, comemorou.