por Ivan Cezar Fochzato

Está marcado para o próximo dia 15 de agosto o reinício das aulas no campus Palmas do IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Todos os cursos de graduação voltam as atividades com o fim da greve anunciada na no final da tarde da última quarta-feira(08), quando em assembleia os professores decidiram retornar, seguindo a orientação da Federal Nacional da categoria(PROIFES).

 

Conforme a diretora geral do campus, Dra Ivania Marini Piton, com o cronograma de reposição que está sendo elaborado, não haverá prejuízo para os acadêmicos e nem afetará o próximo ano letivo, uma vez que, ainda em 2012 todas as atividades previstas e carga horária estarão sendo cumpridas.

Explicou que são 27 dias, tempo que durou a greve, que deverão ser repostas. “A impressão é que a greve foi mais longa uma vez que o movimento acabou avançando no período de férias no mês de julho”, explicou. Alertou que para o reinício das aulas poderá haver certa dificuldade, uma vez que, apenas os professores decidiram retornar. Os técnicos administrativos continuam a greve seguindo a orientação do sindicato da categoria.

 

Mais professores e técnicos administrativos

 

Por outro lado anunciou que uma das reivindicações locais, que é maior número de professores e técnicos administrativos, já estará sendo atendida. Conforme Dra. Ivania M.Piton, alguns professores, com o fim da greve já estarão sendo chamados, por exemplo, para cursos de Sistema de Informação e Engenharia Civil. Também até o final do ano ou mais tardar início do próximo, deverá ocorrer novos concursos para seleção de mais professores e pelo menos 25 novos técnicos administrativos. “Com isso estaremos com nosso quadro completo resolvendo algumas carências hoje existentes”, disse Dra. Ivania