O governo de Palmas, sul do Paraná, iniciou processo para o lançamento de novo edital de concessão do serviço do transporte público de passageiros. Nesta segunda-feira(20) foi nomeada a composição da Comissão de Estruturação do Processo Licitatório do Transporte Coletivo que integra Secretários Municipais, Procuradoria Geral do Município, OAB, Departamento de Trânsito e Poder Legislativo.A medida confirma anúncio pelo Secretário de Administração, Felipe Zanoello, da intenção do governo local realizar um novo certame.

O contrato de concessão venceu em 2014, ano que foram iniciados os procedimentos para uma nova licitação. Realizada só em 2015, nenhuma empresa manifestou interesse em explorar o serviço. Desde o fim do contrato, o transporte é realizado através Termo de Permissão pelo Poder Público pela empresa Transporte Coletivo Palmense (Transcopal).Há dois anos Ministério Público (MP/PR) estabeleceu prazos, via Recomendações Administrativas, para que se providenciasse novo processo.

O movimento por melhorias no sistema foi retomado em 2015 pelos estudantes do IFPR.  O tema já motivou, há dois anos, uma Audiência Pública, da qual participaram  representantes do Executivo, Legislativo, estudantes, empresários, instituições de ensino e diversos outros representantes da sociedade civil. Durante aproximadamente três horas discutiram e apresentaram demandas para ampliação de linhas e quadro de horários, melhores condições dos veículos; meio passe, dentre outros aspectos.

Antecipou Zanoello que conforme estudo do Depaltran,  serão necessárias seis linhas e que em breve deverá ser convocada nova Audiência Pública para apresentação do projeto e discutir a melhor maneira de sua implantação. Salientou que quanto ao meio ao meio passe para alunos do IFPR, idosos e pessoas com necessidades especiais, serão inclusas em Edital de licitação