O governador do Estado, Carlos Alberto Richa (PSDB), sancionou na última semana, os três projetos de lei que autorizam a construção dos parques eólicos Serra da Esperança, Rota das Araucárias e Água Santa em Palmas, sul do Paraná.

O empreendimento prevê investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, com a instalação de 74 torres e a geração de        170 megawatts. Os projetos, de autoria do deputado Valdir Rossoni (PSDB), foram aprovados em regime de urgência. Para o parlamentar, o município terá a economia aquecida no período da instalação dessas torres e, na sequência, também será beneficiado com uma parcela maior de impostos em razão da energia produzida.

Para a sequência dos processos, ainda falta a Audiência Pública em Palmas a ser realizada pelo IAP para apresentação dos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais. O grupo de empresários aguarda o ato público para a obtenção da LP – Licença Prévia, documento que os habilita ao leilão de energia eólica da ANEEL marcado para o mês de setembro.