Os municípios de Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Honório Serpa e Mangueirinha, na microrregião de Palmas, serão contemplados na primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas na área da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco. O Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Saúde, anunciou o repasse de R$ 2 milhões ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), responsável por gerenciar a área de especialidades na região.

Com a iniciativa, espera-se zerar a fila de cirurgias de catarata e reduzir o tempo de espera em outras especialidades. Ao todo, cerca de 2,3 mil na regional de Pato Branco esperam por alguma cirurgia eletiva. A maior parte diz respeito a procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, ginecologia e ortopedia. A previsão é que, em um ano, mais de mil cirurgias sejam feitas pelo mutirão.

Além da microrregião de Palmas, serão atendidos também pacientes dos municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’oeste, Mariópolis, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. Sete hospitais – de Pato Branco, Palmas, Clevelândia, Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho – realizarão os atendimentos, conforme parceria firmada com o Conims.