Edital de obras foi assinado durante visita do governador ao município. Foto: Orlando kissner/ANPr
  • Compartilhe no Facebook

Edital de obras foi assinado durante visita do governador ao município.
Foto: Orlando kissner/ANPr

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Governo do Estado inauguraram, nesta quinta-feira (30), a ampliação da estação de tratamento de água e autorizaram nova licitação no valor de R$ 9,4 milhões para ampliar o sistema de abastecimento de Pato Branco.

O governador disse que a obra entregue é reflexo do bom trabalho da Companhia. “Mesmo durante a crise o Paraná não parou de investir em infraestrutura. Os investimentos da Sanepar nos serviços de água e esgoto são reflexo disso. É por isso que a ela foi eleita a melhor empresa de saneamento do País nos últimos dois anos e o Paraná tem cinco cidades entre as vinte melhores do setor”.

O presidente Mounir Chaowiche explicou que a obra inaugurada e a autorização para ampliar o sistema fazem parte do planejamento da empresa para garantir o acesso à água tratada a todos os moradores da cidade pelos próximos 20 anos. “A equipe da Sanepar trabalha com planejamento para não deixar faltar água para a população”, disse.

O prefeito Augustinho Zucchi também participou da solenidade e disse que Pato Branco está bem atendida com serviços de saneamento e o governo não mede esforços para garantir o crescimento econômico da região. Atualmente todos os moradores da cidade recebem água potável em casa e 82% têm o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

O recurso anunciado hoje faz parte de um projeto global de ampliação do sistema de abastecimento de água. As obras para ampliar a estação de tratamento de água vão elevar a capacidade de tratamento da Estação de Água dos atuais 120 litros por segundo para 245 litros por segundo. Também serão construídos dois reservatórios. Um em frente à estação, com capacidade de armazenamento de 3 milhões de litros, e outro na Rua General Osório, que terá capacidade de 500 mil litros. Para este projeto global, cerca de 12 quilômetros de tubulação já começaram a chegar. Elas têm entre 400 mm e 450 mm de diâmetro e ficarão armazenadas num terreno da prefeitura.

Uma parte deste projeto global já foi executado e entregue para a população. Com investimentos de R$ 530 mil, a estação de tratamento de água da cidade teve o laboratório ampliado e foram realizadas melhorias na estação.