A Câmara de Vereadores de Palmas, sul do Paraná, aprovou na noite de ontem(19), em primeiro turno, os Projetos de Leis  79 80-2017 que prevê a implantação da nova estrutura administrativa do Poder Executivo. Todos os atuais Departamentos passarão a ser Secretarias. Na quarta-feira(20) receberão votação final durante sessão extraordinária da Câmara. Caso aprovado entrarão em vigor em 01 de janeiro de 2018.

Conforme a justificativa na mensagem do prefeito, Kosmos Panayotis Nicolaou, a mudança visa a implementação de uma administração pública enxuta, moderna e eficiente. Conforme o Executivo serão extintos 12  cargos em comissão em relação a vigente.

A estrutura do Executivo contará com as Secretaria de Administração; Licitação e Compras; Finanças; Controle Interno; Saúde e Assistência Social. A pasta da agricultura, passará  a atuar como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. O atual departamento de Infraestrutura e Urbanismo agregará também o setor  de trânsito do Depaltran em uma única unidade gestora. A pasta da Educação já havia sido transformada em Secretaria.

Outra novidade é a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ciência, Tecnologia e Inovação, onde estarão vinculados os departamentos de Apoio Empresarial, Fomento e Trabalho; Departamento de Turismo; Divisão de Marketing e Eventos; Coordenação do PROCON.

O órgão tem em seu quadro de funções,  cuidar do desenvolvimento econômico com geração de trabalho e renda através  programas de qualificação profissional e instalação de novas unidades produtivas. Também deverá incentivar e apoiar as micros e pequenas empresas e  investimentos na área industrial, agroindustrial, comercial e serviços. Será responsável por realizar  feiras e exposições de produtos industrializados e incentivar a  industrialização e comercialização de produtos do município.