Neste dia primeiro de janeiro, os brasileiros além de comemorar a entrada de um novo ano, também terão a posse de seus respectivos governantes estaduais e presidência da república. No Paraná, o governador Beto Richa e a vice-governadora eleita Cida Borghetti tomam posse às 16h00. Em Brasília, a presidenta Dilma Roussef será reconduzida ao cargo em solenidade também na tarde de quinta-feira.

Na Assembléia Legislativa, às 16h00, o governador Beto Richa e a vice vão prestar o Compromisso Constitucional, que será seguido da leitura do Termo de Posse. Em seguida, às 17 horas, Richa e Cida vão até o Palácio Iguaçu, para a cerimônia de recondução ao cargo de governador e transmissão do cargo de vice-governador. Durante a solenidade, serão também nomeados os novos secretários de Estado.

Em Brasília, a partir das 14h00, tem início o procedimento de posse de Dilma Roussef e seu vice, Michel Temer, na presidência do país. Se o tempo estiver bom, a cerimônia oficial começará na Esplanada dos Ministérios, onde Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, embarcarão em carros abertos, às 14h45, e seguirão até a rampa do Palácio do Congresso Nacional e caminharão até o Plenário da Câmara dos Deputados onde deverão prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse. Após a execução do Hino Nacional, Dilma fará seu primeiro discurso como presidente reempossada.

Em seguida, partirá com Temer para o Palácio do Planalto, para subir a rampa e dirigir-se ao Parlatório. Como não haverá transmissão da faixa presidencial, por se tratar de reeleição, Dilma poderá receber a faixa do cerimonial ou já chegar ao Parlatório com a faixa no peito, para então fazer o discurso à população.