O ato mais esperado pela população de Capanema nos últimos meses acontecerá nesta quinta-feira, 27, quando o governador do estado Beto Richa virá ao município para oficializar a retomada das obras da UHE Baixo Iguaçu.

As obras e construção da hidrelétrica encontram paralisadas desde julho de 2014, fato que vem gerando inúmeros prejuízos aos municípios envolvidos.

O Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, responsável pela construção da usina, apresentou no inicio do mês a proposta para execução das condicionantes exigidas pelo ICMBIO para liberar o reinicio dos trabalhos e solicitou ao IAP a renovação da Licença Ambiental possibilitando assim a retomada do empreendimento.

Com o objetivo de acelerar este processo a prefeita de Capanema Lindamir Denardin permaneceu por uma semana em Curitiba onde manteve contatos com órgãos ambientais e acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, participou de uma audiência com o governador Beto Richa e o presidente do IAP Luiz Tacísio Mossato Pinto. “Só retorno a Capanema quando tiver a certeza da assinatura da Licença Ambiental e da retomada da obra”, disse a Prefeita na ocasião.

Lindamir Denardin falou ainda das dificuldades enfrentadas com a paralisação das obras. “Infelizmente é o município que tem arcado com os prejuízos da paralisação desta obra, é uma conta muito alta, é um ano e um mês que a obra esta parada, os empresários investiram, os trabalhadores estão desempregados e estão no aguardo da retomada da obra, mesmo as pessoas que vieram de outras regiões estão permanecendo na cidade aguardando a volta ao trabalho, os nossos agricultores que serão atingidos não sabem como fica sua situação, enfim esse impasse tem prejudicado o desenvolvimento do município, mas agora acreditamos que está tudo certo para a retomada da obra da Usina Baixo Iguaçu”, ressaltou.

O ato será realizado no canteiro de obras da UHE Baixo Iguaçu, nesta quinta-feira, 27, às 10 horas.