• Compartilhe no Facebook

Em um mundo cada vez mais competitivo e dias que parecem ter poucas horas para tantas atividades, o gerenciamento de tempo é primordial, tanto no âmbito profissional como também pessoal. Para o professor José Rafael de Medeiros Filho, a carreira secular exige performance e organização, que resultam em uma reputação de confiabilidade.

Formado em Administração de Empresas com especialização em Recursos Humanos, Medeiros Filho esteve em Palmas, Sul do Paraná, nesta semana, proferindo a palestra “Como Gerenciar seu Tempo para Construir uma Carreira Extraordinária”.

  • Compartilhe no Facebook

Salienta que a administração do tempo é uma competência fundamental, que deve ser desenvolvida. “Não é algo que você tem naturalmente. Conforme você cresce na hierarquia de uma empresa, recebendo mais responsabilidades, é necessário que você tenha uma estrutura que te organize”, considera.

Para quem encontra dificuldade para essa gestão de tempo, ele orienta a adotar alguma metodologia para isso. O ponto principal é ter um registro de atividades. “Jamais confie na sua mente”, orienta.

Ter sempre uma agenda em mãos e anotar todos os compromissos é a principal dica. “A agenda é o seu cérebro externo, seu GPS, seu território sagrado”, enfatiza.

Por outro lado, apesar de orientar sobre aspectos do ambiente corporativo, Medeiros Filho lembra que a gestão do tempo também é importante para reservar períodos de descanso e lazer. “Antigamente achava-se que produtividade era excesso de atividades. Hoje, produtividade tem a ver com você ser global, tendo resultados na vida profissional, pessoal, espiritual”, considera, exemplificando que “se eu estou no trabalho, mas meu casamento não recebe atenção, eu fico no trabalho pensando nos relacionamentos. Se eu estou em casa, mas não cresço profissionalmente, eu fico temeroso de perder oportunidades. Se eu não cuido da minha saúde, a minha energia para trabalhar é menor”, daí a importância de gerir o tempo de modo a contemplar todos os aspectos da vida.

Para aquelas pessoas que têm o costume de procrastinar, ou deixar as coisas para depois, orienta a parar uma hora por semana para planejar as atividades dos próximos sete dias, diluindo as responsabilidades entre todos os dias, evitando a sobrecarga sobre um único período. “Você espalha suas atividades de maneira mais serena e consegue recuperar os padrões. Pense no seu tempo antes de entrar na guerra, posicione as peças e fortaleça trincheiras. Planejamento semanal.”, indica Medeiros Filho.