Foi realizado neste final de semana em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a quinta edição do World Martial Arts Union. A cidade de Palmas esteve representada pelo atleta Gabriel Rodrigues de apenas 14 anos. Gabriel realizaria três lutas, porém, durante o aquecimento, dois atletas sentiram-se mal e acabaram desistindo, o palmense realizou apenas a terceira luta de entrega de cinturão com atleta de outra categoria.

– É preciso destacar que um lutador precisa ter um aprendizado completo, não só físico e técnico, mas principalmente psicológico, ainda mais quando se trabalha com crianças e adolescentes. A desistência destes dois jovens se deve, em muito, a este fator, explicou o professor Pablo Machado.

O convite para o evento veio através da União Brasileira de Artes Marciais (UBAM) que teve conhecimento do projeto social idealizado pelo soldado da Polícia Militar, Pablo Machado, intitulado “Lutar para Vencer na Vida” da equipe Thai Force Top Team, núcleo de Palmas, Paraná, que atende cerca de trinta crianças carentes do município.

O escolhido foi Gabriel Rodrigues, há um ano no projeto ele se mostra muito dedicado: estuda no período matutino, auxilia o pai nas tarefas diárias no período da tarde e a noite treina no projeto, “é um garoto extremamente responsável e dedicado, procura sempre cump

DSC07522
  • Compartilhe no Facebook
rir as metas que lhe são passadas, além de ser um aluno que não falta às aulas, comentou Machado.

Além do evento, Gabriel teve oportunidade de realizar um tour em Curitiba, conhecendo o Cinema e o Estádio atleticano Arena da Baixada, “nosso projeto vai além da luta, queremos proporcionar uma possibilidade que essas crianças possam crescer e ter oportunidade de se tornar um bom cidadão” enfatizou Pablo.

No que depender de Gabriel, muito vai se ouvir falar dele no futuro. Sua habilidade em Muay Thai, concentração e preparo psicológico nas lutas lhe favorecem sobre os adversários, “Quero agradecer ao professor Pablo e todos que nos apoiaram nesta luta, Performance Academia, Cinelândia e Profit Suplementos”, disse Gabriel.