Tenente Melchior repassou informações e orientou empresários. Foto: Darce Almeida
  • Compartilhe no Facebook

Tenente Melchior repassou informações e orientou empresários. Foto: Darce Almeida

O Tenente Melchior, chefe do setor de Vistoria e Análise de Projetos do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Francisco Beltrão conduziu nesta terça-feira, 1º de setembro, na Associação Empresarial (Acefb), palestra com o tema “Prevenção contra incêndios em locais de reuniões e eventos públicos.” Proprietários de casas de shows e centros de eventos, além de promotores de shows participaram do encontro.

Um dos momentos que prendeu a atenção dos participantes foi quando o tenente reproduziu um vídeo de um incêndio na boate The Station, nos Estados Unidos. As imagens mostram a apresentação de uma banda de rock com um show pirotécnico (sinalizadores) no palco.

As faíscas atingiram a parte interna da boate e dentro de um minuto e meio, dezenas de pessoas morreram no local devido à fumaça. “Muita gente acha que são as chamas que matam, quando na verdade é a fumaça a causadora de mortes”, explica Melchior. Muitos lembraram da tragédia na boate Kiss de Santa Maria (RS), fato esse ocorrido em janeiro de 2013, deixando 242 mortos.

Norma de Procedimento Técnico

Tenente Melchior explicou sobre a Norma de Procedimento Técnico (NPT) 41, vigente desde março deste ano. A NPT tem como objetivo fixar critérios aplicáveis para a regularização de eventos em âmbito estadual, estabelecendo procedimentos administrativos e dimensionando medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações, instalações e áreas de risco a serem utilizadas para realização de eventos em conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

“Esta norma aplica-se a todos os recintos situados em edificações permanentes ou construções provisórias, fechados, cobertos ou ao ar livre, onde sejam realizados eventos temporários. Ela não se aplica aos eventos em edificações permanentes que sejam atividades secundárias, sem modificações que alterem a eficiência das medidas de segurança contra incêndio e pânico.

A NPT não se aplica aos eventos em edificações permanentes que sejam de atividades secundárias, sem modificações que alterem a eficiência das medidas de segurança contra incêndio e pânico, além das feiras ao ar livre, com previsão de público de até 1.000 pessoas em que não há especial interesse público e também passeatas e manifestações em que não há especial interesse público”, diz o oficial.

Retorno do CEU

Hermes Rathier, vice-presidente do clube. Foto: Darce Almeida
  • Compartilhe no Facebook

Hermes Rathier, vice-presidente do clube. Foto: Darce Almeida

O advogado Hermes Rathier, 1º vice-presidente do Clube Esportivo União (CEU) falou sobre o retorno das atividades do clube beltronense. Para Rathier, em no máximo quatro anos o União deve estar na elite do futebol paranaense. “Eu (Rathier) e mais 20 pessoas da sociedade beltronense estávamos envergonhados com o que vinha acontecendo com o futebol da cidade. Precisamos de transparência e muita seriedade para conduzir o esporte em Beltrão. Exemplo disso é o que vem sendo feito com o Marreco Futsal. Nosso projeto é chegar na 1ª divisão dentro de quatro anos”, avisa Rathier.

O CEU comemora em fevereiro de 2016 sessenta anos de história. As camisas retrô do União podem ser adquiridas na Made Sports, Safira Sports, Lazer e Cia e Escritório de Advocacia Rathier (3524-4455).

Empresas em dia concorreram a cartela de prêmios

No encerramento da reunião foi realizado sorteio de 10 cartelas do Show de Prêmios do Clube Esportivo União para associados com mensalidades em dia com a entidade. Os ganhadores das cartelas vão concorrer a um automóvel Renault Clio 0 KM, uma moto e uma TV.

As empresas ganhadoras foram JTM Transportes, Ádamo Agência de Publicidade, Alumínios Docesar, Bigbel Pneus Multimarcas, Bravologic Desenvolvimento de Sistemas, Laboratório Exame, Madeireira Negri, MC Contabilidade, Prestare Carregamento e Solucell Empresas. Importante lembrar que, devido ao Dia da Independência, feriado nacional comemorado na próxima segunda-feira, dia 7, não haverá o tradicional Café Acefb de terça, dia 8. A reunião ordinária será retomada no dia 15 de setembro, das 8h às 9h da manhã.

Ouça reportagem Onda Sul FM