Por Evandro Artuzi
Em reunião realizada na sede da Amsop, em Francisco Beltrão, nesta quinta-feira (30/08), prefeitos do sudoeste que integram o Consórcio Intermunicipal da Rede de União de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar) decidiram que o Samu 192 vai iniciar o atendimento somente no mês de outubro e não mais em 15 de setembro como havia sido anunciado.

A reunião foi coordenada pelo prefeito de Bom Sucesso do Sul Elson Munaretto (PMDB), que desde o dia 22 de agosto responde interinamente pela presidência do Ciruspar. Ao finalizar, ele apontou alguns fatores que determinaram o adiamento do serviço na região. Conforme Munaretto, os impedimentos se referem a processos licitatórios, burocracia, prazos exigidos por lei e ainda a contratação de funcionários aprovados em concurso público.

O presidente lembra que num primeiro chamado não foi atingida a meta e um novo chamamento deve acontecer para que a equipe de fato possa ser estruturada em toda região. Munaretto também lamenta que alguns municípios estejam inadimplentes com o Ciruspar, deixando de repassar os recursos de investimentos e custeio. “Precisamos ajustar tudo isso antes de iniciar os atendimentos, por que depois de iniciado não pode ser interrompido”, declarou.

Detalhes na entrevista com Elson Munaretto: