A implantação dos aeroportos regionais do estado do Paraná está começando a sair do papel. A Secretaria de Aviação Civil reuniu representantes de 15 prefeituras de várias cidades paranaenses contempladas pelo plano nacional de aviação regional.

Lançado no final de 2012 pela Presidente Dilma juntamente com a Ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, o programa tem por objetivo reformular a rede aeroportuária regional do país. Para isto o investimento será de aproximadamente R$ 7,3 bilhões somente na primeira fase, atingindo 270 aeroportos em 26 estados.

A previsão é que já no início de 2014 todas as etapas sejam vencidas e as obras sejam iniciadas, para que em 2015 os aeroportos já estejam prontos. Os novos aeroportos serão divididos entre quatro tamanhos diferentes, mas tendo sempre o mesmo projeto arquitetônico e serão implantados de acordo com o porte do município e das rotas.

No Paraná, as cidades contempladas são: Bandeirantes, Cascavel, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

 Coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Aviação Civil – SAC, o Plano busca melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira.