Por Everton Leite

Nos últimos dias houve reclamações quanto ao surgimento de morcegos na área urbana de Francisco Beltrão. Por isso, o departamento de Vigilância Sanitária trouxe o especialista do Instituto Neotropical de Pesquisa e Conservação Gledson Bianconi que ministrou um curso de capacitação em dois módulos para os funcionários da secretaria de saúde, meio ambiente e agricultura. Ontem, 09, pela manhã, foram realizados estudos de campo e a tarde foi ministrada uma palestra e esclarecimentos das dúvidas dos profissionais que atuam diretamente com a situação. Ao final do evento, Bianconi afirmou que não há uma infestação de morcegos em Francisco Beltrão.

Os morcegos existentes em Francisco Beltrão se alimentam de frutas e insetos e são imprescindíveis no combate de pragas que podem fazer mal à saúde do homem.

A recomendação, quando se deparar com um morcego é de nunca tocar no animal, pois não tem como saber se o morcego está ou não com raiva, e essa doença mata. De imediato devem-se chamar os profissionais da secretaria de saúde.

OUÇA