Por Larissa Mazaloti

 

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) com base no mês de julho de 2011 indica saldo positivo de 103 empregos em Francisco Beltrão. Foram assinadas 886 carteiras de trabalho com 783 desligamentos. O saldo é positivo também na geração de empregos até agora em 2011: 1.045 empregos e no período de julho de 2010 a julho de 2011, 1.218 gerados.

 

O município é o primeiro em geração empregos no sudoeste e está na 21ª posição entre municípios com mais de 30 mil habitantes. O estado também vai bem. O Paraná é o primeiro na região Sul e terceiro na federação.

 

De acordo com o chefe da Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão, Valdeci Priester, o resultado se deve ao trabalho de profissionalização realizado através de parcerias com instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria) e a UPMO (Unidade de Preparação de Mão de Obra).

 

Priester destaca as áreas de prestação de serviços e indústria de transformação. Na opinião dele, a elevação nas contratações se deve a iniciativa de empresários que abrem portas para os trabalhadores. Ele também afirma que cursos e palestras motivam e qualificam os empregados .

 

Todos os dias mais de 50 vagas estão disponíveis na Agência do Trabalhador. A sobra de vagas se deve à falta de profissionalização dos candidatos.

 

Quem está procurando uma vaga pode ir até a Agência do Trabalhador, que fica na avenida Julio Assis Cavalheiro, 33 no centro de Francisco Beltrão. Devem ser levados documentos pessoais e carteira de trabalho.

 

Acesse www.setp.pr.gov.br e confira em qual vaga você pode se enquadrar.