Por Everton Leite

Francisco Beltrão conquistou 10º lugar do ranking no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), no Estado do Paraná. Já no ranking nacional, o município se destaca na 195º posição. Esta colocação demonstra, numa combinação de fatores, a evolução socioeconômica e de qualidade de vida. O resultado é a compilação de dados do ano de 2010.

Segundo o prefeito Wilmar Reichembach, os grandes destaques no município para essa conquista são a geração de emprego, saúde e educação. “Nós fomos muito bem nesses três fatores, que são a condição para apurar o índice de Qualidade Vida”, comemorou Reichembach.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 03, o diretor da Agencia do Trabalhador, Valdeci Priester, esteve no gabinete da prefeitura, onde apresentou os dados de geração de emprego nos último quatro anos. “De 2009 a 2012, nosso município já gerou saldo positivo de 4 mil 763 empregos, realmente um destaque na geração de renda”, resumiu Valdeci.

De acordo com divulgação da Firjan, Francisco Beltrão, em 2010, manteve a liderança no IFDM, entre os 42 municípios do Sudoeste, na 20ª colocação entre os 399 municípios do Paraná. Na divulgação de 2011, Beltrão ficou em 17º lugar no ranking estadual. Agora, em 2012, o município os resultados e conquistou 10º lugar no Estado.