Por Larissa Mazaloti

 

Em Francisco Beltrão o assunto também está em pauta. Na manhã desta quarta-feira (17) o prefeito Wilmar Reichembach (PSDB) oficializou a implantação do Programa de Saúde do Homem de forma permanente. A notícia chegou junto com a II Semana de Atenção a Saúde do Homem que está acontecendo no município.

 

Como exemplo, Reichembach utiliza a Saúde Bucal, que também virou programa definitivo na cidade. O prefeito menciona uma estatística constatada nas unidades de saúde de Francisco Beltrão, que aponta que de cada dez pessoas que procuram orientação ou exames preventivos, apenas três são homens. “Precisamos fortalecer a cultura de cuidado entre a população masculina”, diz.

 

Em todas as unidades de saúde haverá um dia da semana dedicado ao homem e no Complexo de Saúde da Cango está instalado um centro especializado em saúde preventiva para o homem.

 

Para o prefeito, a mulher tem papel fundamental no sucesso do programa. “No bairro Padre Ulrico, onde estive, os homens só procuraram o atendimento porque foram incentivados pelas mulheres, mães, irmãs ou namoradas que ouviram sobre a semana”, relata.

 

O diretor da secretaria de Saúde de Francisco Beltrão, Fernando Pauli informa que além de consultas médicas serão disponibilizados na Semana de Atenção à Saúde do Homem, exames laboratoriais e de próstata para homens acima de 40 anos e avaliação nutricional.

 

Em entrevista ao vivo ao repórter Everton Leite, da Onda Sul FM, Pauli relata que no ano passado, na primeira edição da Semana as unidades estavam preparadas para mulheres crianças e idosos, mas por conta de uma procura significativa dos homens, agora há uma preparação maior. “O que faltava era um espaço adequado, que agora tem”, comenta.

 

A Semana de Atenção à Saúde do Homem vai até sexta-feira e o agendamento já foi feito na semana passada. A expectativa é atender de 500 a 600 homens e realizar mais de 300 exames. A partir de agora, o programa disponibilizará atendimento rotineiramente para homens na faixa etária dos 25 aos 59 anos. A partir das 18h30 ocorre o agendamento para as terças, quartas e quintas-feiras. Terça e quinta-feira no período da tarde e segunda e sexta-feira de manhã também haverá atendimento.

 

Rádio Saúde: Plano Nacional de Atenção à Saúde do Homem 

 

OUÇA