Na última quarta-feira (14), a prefeitura de Francisco Beltrão aderiu ao Programa Família Paranaense. O principal objetivo é melhorar o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o Diretor da Secretaria de Assistência Social, Leandro Legramanti, “estaremos implementando esse programa a partir do segundo semestre. Esse programa possibilita a hierarquização das famílias, classificando-as em famílias que apresenta maior grau de vulnerabilidade, e as que apresentam menor grau”.

A proposta do programa busca auxiliar as famílias a saírem situação de vulnerabilidade dentro de dois anos. “Firma um termo de adesão com as famílias, a partir disso é elaborado um plano de ação, onde a família também é protagonista, então ela passa a receber uma atenção prioritária da assistência social e demais políticas públicas do município. Onde, no prazo de dois anos, retirar essa família da situação de vulnerabilidade, melhorando a condição e vida”, afirma Legramanti.

O programa Família Paranaense é coordenado pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, que é comandada pela primeira dama do Estado, Fernanda Richa.

Outra ação que a secretária está aderindo é ao programa do governo federal Criança Feliz. Em Francisco Beltrão aproximadamente 300 crianças devem receber o acompanhamento. “Ele está na diretriz da primeira infância do governo. Esse programa visa atender gestantes e crianças até três anos, identificando todas as demandas que as famílias apresentam e buscando a com elas superar as vulnerabilidades, tirando da pobreza extrema”.