por Ivan cCezar Fochzato

 

Está sendo realizado desde a noite de ontem (11) em Palmas, Paraná, o IV Forum Municipal de Cultura que segue até o próximo domingo, abordando a diversidade cultural sob as mais diferentes formas de expressão. Nos dois primeiros dias as atividades como palestras, dança, música e teatro estão se concentrando no Salão Nobre do CPEA.

 

 

Neste sábado e domingo (14) a programação prevê a exibição de filmes nacionais através de uma sala de cinema móvel que estará instalada na Praça do Senhor Bom Jesus, com várias sessões durante os dois dias.

 

Para o encerramento do evento no salão nobre, na noite desta sexta-feira estão previstos o lançamento do livro Páginas da Vida de Um Campeiro, que trata da história de Palmas pelos pioneiros, da escritora Maria José Bauer Ribas, membro da Academia Palmense de Letras.

 

O pesquisador Vicente Telles vai abordar logo na sequência todos os envolvimentos históricos, políticos, sociais e culturais da Guerra do Contestado, que teve também vários momentos importantes do episódio no município de Palmas.

A chefe da divisão de Cultura do município, Vera Lúcia Andrade, destacou que a população tem participado ativiodade de todas as atividades da programação. Comentou ainda sobre os eventos programados para a noite desta sexta-feira. Conforme ela, a idéia é transformar o Forum de Cultura de Palmas, um evento de envergadura estadual do próximo ano. Confira áudio