Francisco Beltrão sedia na próxima semana, dia 20, o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, evento direcionado, principalmente, aos 42 municípios que integram a Amsop para tratar de investimentos em tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos. As inscrições são gratuitas para servidores municipais e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.  
 
O Fórum é uma parceria entre Amsop, Prefeitura de Francisco Beltrão e Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo ao surgimento de cidades conectadas e mais eficientes.
 
O presidente da Associação de Municípios e prefeito de São João, Altair José Gasparetto, destacou a importância do evento visando o desenvolvimento econômico e social do Sudoeste. â€œÉ importante os prefeitos e secretários municipais participarem para ter conhecimento dos benefícios da cidade digital e para que consigam implantar os projetos”, afirma o presidente da Amsop. 
 
Em tempos de crise financeira, observa Gasparetto, a necessidade de reduzir custos também colabora para a importância dos municípios privilegiarem ações na área. â€œÉ necessário as prefeituras se modernizarem. Quem vai ganhar é o poder público”, completa.
 
Entre os exemplos da região será apresentada a iniciativa de Bom Sucesso do Sul, município que investe desde 2010 no fomento à inclusão digital da população. 
 
Segundo o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o objetivo do Fórum é levar informação e conhecimento aos gestores sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICO) impactam em cada setor do município. “A troca de experiência e os exemplos de iniciativas pelo Estado facilitam o planejamento municipal e também evitam erros na construção e execução de um projeto de cidade digital”, avalia o diretor da RCD.
 
Serviços de mercado – Já está confirmada para o Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste a abordagem de temas nas áreas de segurança da informação, gestão da iluminação pública com ênfase em consórcios municipais, além de softwares de gestão para saúde, educação, rural, assistência social e cultura.
 
O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio Master das empresas Exati Tecnologia, IDS e Infoprotect; e apoio da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (ASSESPRO-PR) e da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (AGÊNCIA).