A Sanepar informa que as fortes chuvas ocorridas na região de Francisco Beltrão estão causando problemas operacionais na captação e na Estação de Tratamento de Água, prejudicando o fornecimento de água tratada na cidade. Todos os bairros podem ser atingidos, especialmente as partes altas.

A normalização dependerá das condições do tempo e do consumo da cidade nesse período, podendo o problema se estender até domingo (13).  Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente.

Também sofrem com desabastecimento de água, as cidades de Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, Salgado Filho e Manfrinópolis.

A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar pede que a população utilize água de maneira racional, evitando desperdícios.  O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.