Eram quatro homens e apenas uma mulher na disputa do 2º Concurso Gastronômico Nugahtur de Francisco Beltrão, realizado sábado, 18 de outubro, na cozinha didática do Senac. E deu ela: Francine Bortolini de Bona, de Marmeleiro, que preparou a receita “carré de cordeiro com mini ravióli ao molho pesto” e conquistou os jurados. “Não esperava esse resultado. Antes de começar a preparar o prato eu estava apreensiva, depois foi tudo tranquilo”, diz Francine.

Para conquistar o título, a candidata pesquisou como preparar a receita vencedora. “Utilizei livros de gastronomia e blogs. Hoje é um prato que preparo para minha família”, conta ela, segunda colocada no concurso realizado em 2013. O evento teve cobertura simultânea da TV Beltrão.

Conforme as receitas eram preparadas, familiares e amigos acompanhavam atentamente os candidatos em ação num telão montado no auditório do Senac. Para Marli Dal Berto Passaia, coordenadora do Nugahtur, o concurso foi positivo. “Inclusive estudaremos uma missão técnica com demais integrantes de núcleos setoriais da Acefb para um país europeu em 2015”, adianta Marli.

Critérios de avaliação do concurso

Foi levada em consideração para a escolha do campeão a análise visual, gustativa (sabor, consistência do prato e equilíbrio da combinação dos ingredientes), modo de preparo, boas práticas de manipulação e tempo de execução (foi avaliado se o participante executou a preparação do prato dentro do tempo estipulado no regulamento – 45 minutos).

Os jurados foram Vera Lúcia Hericks, Cheyla Anater Pellegrini, Luiz Fernando Toscan Deola, Jorge Giacchini e Otavio Keulbeck.

Premiação ofertada

Todos os finalistas ganharam um troféu de participação e um espumante. Os dois primeiros colocados ganharam também um tour gastronômico nos restaurantes do Nugahtur. A promoção integra a Semana do Sabor, da qual participam vários restaurantes e hotéis.