Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pato Branco
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco realizará a sexta edição da Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos. Será neste sábado, dia 02, das 08h30 às 13h, no estacionamento do Pavilhão São Pedro. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com o Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), com apoio da Associação Lima, Anjos Protetores, Protetores Independentes e Folhado Cão.

As feiras iniciaram em 2014 e, desde então, oportunizaram a adoção de 332 animais em Pato Branco. O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, ressalta a importância das feiras na promoção do bem-estar animal. “Ao incentivarmos a adoção consciente desses animais, estamos mostrando que essa atitude também representa cidadania. Vale ressaltar que a adoção é uma atitude séria, que envolve responsabilidades. Por isso, acompanhamos a condição dos animais nos novos lares”, pondera Bertani.

Segundo o secretário, a participação em feiras de adoção de cães e gatos já pode ser considerada um diferencial dos pato-branquenses. “Percebemos que apesar de ser uma postura recente na cidade, com pouco mais de um ano, a população se mostra envolvida e engajada em combater atos de violência e maus tratos a cães de gatos. Isso também é reflexo do trabalho de conscientização que desenvolvemos através das feiras e das demais ações realizadas juntamente com entidades de proteção e acolhimento animal”, avalia.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Municipal de Controle Populacional de Animais de Rua, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente desde 2014. O trabalho atendeu 600 cães e gatos com castração e chipagem. Para 2016, a Prefeitura prevê a ampliação das ações, atendendo mais 600 animais. O projeto contempla animais de rua, acolhidos por entidades locais, adotados em feiras municipais ou pertencentes a famílias de baixa renda.