Crédito da foto: Evandro Artuzi/RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Crédito da foto: Evandro Artuzi/RBJ

Com a presença da imprensa regional, autoridades e convidados, os organizadores lançaram na noite desta terça-feira (20) no Centro Social do Clube de Campo Jaracatiá, em Enéas Marques a programação da 15ª Festa do Leitão. O evento gastronômico será realizado no dia 15 de novembro, como já tradicional.

Durante o lançamento foi servido aos participantes um jantar, antecipando dessa forma o cardápio da festa desse ano. A festa do leitão é promovida pela Associação municipal de Suinocultores (AMS) em parceria com Associação (Aciem) e o Clube de Campo Águas do Jaracatiá.

A expectativa dos organizadores é comercializar cerca de 100 leitões. O custo por unidade é de R$ 600,00, incluindo acompanhamentos. De acordo com o presidente do Clube Jaracatiá, Celso Paes, cada leitão pesa aproximadamente 19 quilos, sendo suficiente para um grupo de 20 pessoas, ou mais.

Miguel Ferreira, presidente da Associação de Suinocultores de Eneás Marques acredita que, pela tradição da festa, todos os leitões serão comercializados com facilidade. “É comum já no dia do lançamento sairmos daqui com um grande número de leitões vendidos, isso facilita bastante. O restante é adquirido por comerciantes e visitantes de outros municípios que costumam frequentar nossa festa”, declarou.

Crédito da foto: Evandro Artuzi/RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Crédito da foto: Evandro Artuzi/RBJ

Miguel também aproveitou para destacar o bom momento vivido pela suinocultura nesse ano de 2015. Segundo ele, a crise não tem afetado os suinocultores, que tem recebido bons preços na hora da comercialização, fator esse que tem sido fundamental, inclusive para aumentar a produção. “Em 1988 tínhamos em nosso município mais de 300 suinocultores, hoje o número é bem menor, mas a produção é maior pelo fato de ter sido feitos muitos investimentos.

O prefeito de Eneás Marques, Maycon Parzianello (PSDB) participou do lançamento e reiterou o apoio da administração na realização da festa. “ A suinocultura representa uma grande fatia da arrecadação de impostos e geração de renda no município, assim como é o leite e o frango em outras cidades, por isso apoiamos os produtores e a associação nesse grande evento gastronômico, que também serve para divulgar Enéas Marques”, declarou.