Por Evandro Artuzi 

 

O município de São Jorge D´Oeste, conhecido pelo turismo através dos lagos do Iguaçu, realiza neste final de semana mais uma edição da Feira Orgânica. O evento teve início nesta quinta-feira (11/08) com a recepção de autoridades e convidados.
Na sexta-feira (12/08), pela manhã, no Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu, foi realizada assembleia geral ordinária da Amsop, onde foi firmada parceria entre a entidade e o Sebrae/PR.
Logo em seguida teve inicio a 6ª Conferência Estadual de Agricultura Orgânica, com a presença do secretário estadual de agricultura Norbeto Ortigara, que repassou informações aos presentes sobre projetos do governo nesse setor e ainda anunciou entre secretaria e prefeituras para recuperação de estradas rurais.
Outro ponto importante debatido foi em relação ao uso da água. Para isso, a coordenação do evento convidou representantes da Itaipu Binacional, os quais explanaram sobre o projeto cultivando água boa, desenvolvido com agricultores familiares do entorno da Hidrelétrica de Itaipu, na região Oeste.
Mas além de todas essas atividades, a feira da produção orgânica tem um significado muito grande para os produtores que comercializam seus produtos no mercado do produtor, em São Jorge D´Oeste. Ao todo, trinta e duas (32) agroindústrias familiares abastecem o mercado que atende a população de São Jorge e região, diariamente.
O fortalecimento dessas agroindústrias foi viabilizado depois da fundação da Cajor (Central de Produtores rurais de São Jorge D´Oeste), que tem na presidência o agricultor Gilmar Paixão. Para ele, a feira é mais uma oportunidade de mostrar para os visitantes toda a qualidade e os benefícios dos produtos orgânicos.
A produção orgânica e as agroindústrias familiares são as maiores responsáveis pela renda de muitas famílias no município. Uma delas, é do agricultor Arlindo Scussiato, que consegue obter um salário e meio por membro da família.
A Orgânica 2011 encerra no domingo (14/08). Nesta sexta-feira (12/08), o evento tem como atração artística a dupla sertaneja Leó e Giba e Banda Universitária. No sábado (13/08) apresentação de Patrícia Lima e Banda Alma Latina. Ainda será realizada a escolha da garota da agroindústria.

OUÇA