A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão (Semdetec) e o Sebrae/PR promovem neste sábado (09), a 4º Feira do MEI (microempreendedor individual), no Calçadão Central, das 8 às 14 horas. Quarenta e dois MEIs do município estão confirmados no evento, que terá também o atendimento da Sala do Empreendedor. Será mais uma oportunidade para a comunidade beltronense conhecer os produtos e serviços em várias áreas do empreendedorismo. 

De acordo com Angela Cristina Paludo, agente de Desenvolvimento e coordenadora da Sala do Empreendedor de Francisco Beltrão (vinculada ao Centro Empresarial), o período para inscrições desta edição terminou no dia 4 de abril, mas os interessados podem se cadastrar para a próxima feira, marcada para o dia 10 de setembro. “Todas as vagas para a 4ª Feira do MEI foram preenchidas, até porque o espaço no Calçadão Central é limitado. No entanto, temos um cadastro de reservas, em que os microempreendedores podem se inscrever, receber capacitações e, futuramente, participar das feiras”, observa Angela. 

Nesta edição da feira, um dos destaques será o espaço da Sala do Empreendedor no Calçadão. A consultora do Sebrae/PR em Francisco Beltrão, Claudineia Cabral, ressalta que o atendimento será voltado para aqueles empreendedores que estão na informalidade. “Eles poderão conhecer os cursos e capacitações ofertados pelo Sebrae/PR para o setor e descobrir as vantagens de ser um microempreendedor individual, além de obter informações sobre a importância da declaração anual à Receita Federal (Imposto de Renda), que deve ser enviada até o dia 31 de maio”, detalha Claudineia. 

Quem for à feira poderá conhecer e adquirir produtos variados em artesanato, confecções, bijuteria, alimentação e prestação de serviços. Marilúcia Rogovski dos Santos tem presença confirmada para expor suas roupas confeccionadas para cães e gatos. Microempreendedora individual há dois anos e meio, Marilúcia conta que trabalhou por 25 anos em uma confecção. Após deixar o emprego, e incentivada pelo filho, fez o cadastro de MEI, participou das capacitações oferecidas na Sala do Empreendedor e entrou no segmento de moda pet. 

“Esta será a minha terceira participação na Feira do MEI. É um incentivo para quem está começando. Antes, meus produtos não eram conhecidos. Com a feira, tenho a oportunidade de divulgar minhas confecções em moda pet e também de fazer contatos”, comenta Marilúcia. 

Outras vitrines

Além da Feira do MEI, os microempreendedores individuais de Francisco Beltrão também podem figurar em outras duas vitrines: a Feira do Artesanato e a Feirinha do Lago, realizada duas vezes por mês no Parque Alvorada. A próxima será no dia 17 de abril, das 15 às 19 horas.