O uso de tecnologia de comunicação como ferramenta para vendas de produtos da agricultura familiar é uma novidade na Feira Saberes e Sabores que acontece todas as terças-feiras na UTFPR Francisco Beltrão.

A feira comercializa produtos orgânicos para alunos, servidores e também para a comunidade. A iniciativa de criar um grupo em uma rede social foi das feirantes Dirlei Knerek e Beatriz Cavasani. Por meio da ferramenta elas recebem encomendas com antecedência e podem preparar os produtos de acordo com a demanda.

A feira passou a fazer parte do dia a dia da universidade por meio de um projeto de extensão que é coordenado por Gabriel Mariano. Para o professor a instalação de redes de comunicação no campo é importante, “diversas áreas rurais ainda não possuem internet ou é de baixa qualidade. As operadoras devem observar isso já que a internet é uma ferramenta de comunicação que facilita a comercialização. Uma vez com internet de boa qualidade, o desenvolvimento da zona rural vai acontecer de forma acelerada.  Com isso certamente iremos melhorar questões como renda e sucessão familiar.”