Foto: LIneu Filho
  • Compartilhe no Facebook

Foto: LIneu Filho

Foi enterrado na manhã desta quarta-feira (19), em Curitiba, José Trindade, 80 anos. Natural de Bituruna, Sul do Paraná, o barbeiro e cabeleireiro “Zé Trindade” notabilizou-se por cuidar da imagem de personalidades como Paulo Pimentel, Jaime Lerner, Ney Braga, Ivo Arzua, Saul Raiz, Luiz Carlos Martins, além de juízes, desembargadores e outros clientes célebres.

Sem conhecer o pai, dormiu nas ruas de Bituruna, no mesmo período em que trabalhava como engraxate. Ainda menino, rumou para Porto União, no Norte de Santa Catarina, onde aprendeu o ofício que exerceu até o final da vida, garantindo-lhe o sustento e amizades duradouras. Sua chegada na capital do Paraná aconteceu em 1959. O seu primeiro cliente ilustre foi Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-

governador do Paraná, de quem Zé se tornou cabeleireiro oficial e amigo, levando Lerner a ser padrinho de um de seus casamentos.

O biturunense deixa três filhas e uma lista extensa de clientes saudosos. Como é de praxe na profissão, ouvia muito, mas pouco falava sobre a vida dos seus consagrados clientes políticos.