Foto: Assessoria.
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Assessoria.

Com presença expressiva da população e Anfiteatro David Rogos Schmitz lotado, aconteceu o 1º evento público para discussão do Marco Legal da 1ª Infância. O evento foi uma promoção da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, junto com o Grupo Gestor do Marco Legal em Chopinzinho. Na ocasião, dia 10 de março, foram apresentados aos presentes o que prega esta Lei, como impacta na sociedade e também o filme “O Começo da vida”.

A Lei do Marco Legal da 1ª Infância foi aprovada em 08 de março de 2016 e foi criada a partir de diversos estudos que apontaram caminhos a serem seguidos na abordagem do tema. A Secretária de Educação, Édina Accorsi, explica que com as atividades desenvolvidas se objetiva tirar a Lei do papel e aplicá-la na formação das crianças, em especial nos primeiros 1000 dias de vida.

Em Chopinzinho, como projeto piloto, temos a oportunidade de desenvolver junto aos nossos professores, CMEI`s, os pais, esta fase da vida. É a base para que tenhamos adolescentes menos violentos e adultos mais comprometidos, preparando estas pessoas para o futuro.

O Brasil é o 1º país da América Latina a reconhecer a importância desta primeira fase da vida e, no Paraná, Chopinzinho é a cidade pioneira na discussão.

O projeto envolve vários encontros, para que toda a sociedade se mobilize e, em última instância, sejam pensadas políticas públicas voltadas à primeira infância. Serão mais sete encontros para estudar a Lei, junto com o Grupo Gestor. Este grupo é formado por cerca de 60 pessoas – composto por representantes de várias entidades, para que se formem líderes que vão disseminar os conceitos e ideias com suas associações, entidades e com a população.

No evento da última sexta-feira estiveram presentes pais, mães, responsáveis, diretores de escolas, professores, acadêmicos de pedagogia, alunos de magistério, entre outros. O filme apresentado, “O começo da vida”, percorreu os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa.

Para o Prefeito Álvaro Scolaro, o esforço empregado hoje renderá frutos no futuro, para toda a sociedade.

Este trabalho que vai ser feito envolve as famílias, que estão no dia-a-dia com seus filhos. Acreditamos que dando atenção, afeto, carinho e os estímulos necessários estamos contribuindo para o desenvolvimento integral de seus filhos.

Também presente no evento, esteve a Deputada Leandre Dal Ponte, uma das pessoas que se engajou na criação e formulação da Lei. A Deputada lembra que a criança precisa ser uma prioridade: não são os Governos que cuidam das crianças, são todas as pessoas e sociedade em geral.

Aqui em Chopinzinho temos que reconhecer o esforço da Administração Pública em trazer para a cidade esta Lei, buscando o envolvimento da sociedade. Fazemos o apelo, para que as pessoas cada vez mais pensem nas nossas crianças. Se queremos uma sociedade desenvolvida, em paz, onde as pessoas tenham qualidade de vida, temos que investir no futuro da nossa cidade, que são as crianças.