por Ivan Cezar Fochzato

 

Está sendo realizada no Círculo Militar  da 15º Cia de Engenharia de Combate, a seleção dos 549 jovens alistados neste ano para ingresso no Exército em Palmas. Até ontem(10) haviam se apresentado 355 sendo que aproximadamente 60 foram dispensados do serviço militar.

Conforme a secretária da Junta do Serviço Militar, Bruna Lobas, os dispensados nesta primeira seleção  prestam juramento a bandeira e recebem seu Certificado de Dispensa. Já os conscritos aptos  retornarão  em janeiro de 2012 para tomarem conhecimento da distribuição e ficam sabendo que será dispensado e quem irá para a última etapa do processo de incorporação, que ocorrerá em fevereiro. Conforme a secretária Bruna Lobas, a cada ano aproximadamente 126 conscritos ingressam no Exército como soldados.Os alistados que deixam de comparecer à seleção na data e prazos previstos, ficam em débito com o serviço militar, o que acarreta em multas previstas pela legislação brasileira.

 

 

 

O Chefe da Comissão de Seleção, Tenente Antonio Carlos Oliveira Souza, destacou que tanto na seleção, já realizada em Clevelândia, no final do mês de julho, quanto a de Palmas que está ocorrendo, está sendo verificado um melhoramento na questão de escolaridade dos conscritos.

 

Nesta quinta-feira (11) está presente em Palmas, o Delegado da 21° Delegacia do Serviço Militar Tenente Angelo Conrado Ribeiro de Freitas, que é responde por 15 juntas da região. Palmas e Clevelândia, são os únicos municípios tributários, onde alistados são selecionados para o serviço na 15º Companhia de Engenharia de Combate. Os jovens alistados em outros municípios da Delegacia são automaticamente dispensados do serviço militar.