Ex-Prefeito João Maria recebe Título de Cidadão Honorário de Salto do Lontra. A Sessão Solene aconteceu nesta segunda-feira, 24. Crédito Foto: Edimar Morgan.
  • Compartilhe no Facebook

Ex-Prefeito João Maria recebe Título de Cidadão Honorário de Salto do Lontra. A Sessão Solene aconteceu nesta segunda-feira, 24. Crédito Foto: Edimar Morgan.

O senhor João Maria, prefeito de Salto do Lontra no período de 1° de março de 1969 até 1° de março de 1973, recebeu na noite desta segunda-feira, 24, o Título de Cidadão Honorário do Município. A sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado, além de pessoas da comunidade.

O Projeto que concede o Título é de autoria do Presidente da Câmara, Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), com a co-autoria dos demais vereadores, Clair Bertonceli, Edson Concelier, Evelázio Ribeiro, João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro), Joares Carlos Cavanhol, Marcio Maria, Marcos Koerig e Sandra Ribeiro. A aprovação ocorreu na Sessão Ordinária do dia 15 de junho de 2015.

Durante a solenidade desta segunda-feira foi exibido vídeo que contou um pouco da história do senhor João Maria. Também teve depoimentos de algumas pessoas especiais em sua vida.

Em seguida ocorreram os pronunciamentos.

O Presidente da Câmara, Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) falou em nome dos vereadores. Segundo ele “é uma honra poder prestar esta homenagem a uma pessoa humilde, batalhadora e que muito contribuiu com o desenvolvimento de nosso município. Este é um dia histórico para Salto do Lontra. Parabéns ao seu João Maria e todos os seus familiares” disse.

Dalvo Koerich (prefeito na gestão de 1993 a 1996) falou em nome dos ex-prefeitos do município. Segundo ele “o Título concedido ao Senhor João Maria, não poderia ter melhor escolha, pois além do cargo de Prefeito, é exemplo de pai, avô, bisavô, amigo, mas principalmente pelo seu comportamento exemplar, sendo hoje dos ex-prefeitos nossa reserva moral” disse.

O Ex-Prefeito de Salto do Lontra, Nelsi Maria – Vermelho (gestão de 1983 à 1988), filho do homenageado, enalteceu este Título. “O Seu João Maria, não por ser meu pai, mas é um homem que merece, pelo que foi, pelo que é, pelo que representou pela nossa gente. Um prefeito que fez muito e que trabalhou boa parte do mandato sem salário, pois na época prefeito não tinha salário, mas independente disso, ele sempre honrou o cargo, com dificuldades fez uma gestão maravilhosa” finalizou.

O Prefeito em Exercício, Fernando Cadore também comentou. “Uma homenagem justa e merecida ao Seu João Maria que é um exemplo de cidadão. Foi prefeito, tem uma história bonita, de muito trabalho, devoção e sinceridade. Salto do Lontra se faz com pessoas assim, com guerreiros, com lutadores, que estão construindo esta bela cidade e será a cada dia melhor para as futuras gerações” finalizou.

Após receber o Título de Cidadão Honorário, seu João Maria agradeceu. “Estou muito feliz em receber este Título. Agradeço a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, a minha família, aos vereadores, e a todos que contribuíram para a realização deste momento” e acrescentou “quando fui prefeito era uma realidade totalmente diferente, muito mais difícil, mas com garra, determinação e apoio da população conseguimos contribuir para os primeiros passos de nosso município. Depois vieram os outros prefeitos, dos quais também tive dois filhos eleitos, e que deram seqüência ao trabalho. Com o empenho de todos, hoje temos uma cidade próspera e ótima para viver” concluiu.

Ao final os filhos entregaram uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida à Seu João Maria. Ele é devoto e todos os dias vai fazer suas orações junto ao pé da Santa em frente à Igreja Matriz.

Também participaram desta solenidade a Meritíssima Juíza de Direito da Comarca, Divangela Précoma Moreira Kuligowski, os Ex-Prefeitos de Salto do Lontra, Nery Maria, Neuri Bau e Luiz Carlos Gotardi, ex-vereadores e outras lideranças locais.

Histórico

João Maria nasceu em 02 de agosto de 1932 na cidade de Jacutinga-RS. É o sexto filho de Sebastião Maria e Catarina Polli Maria, de uma família de quinze irmãos. Filho de agricultores, João Maria também agregou a sua força do trabalho para o sustento da família na lavoura, ferraria e como carpinteiro.

Em 1952 sua família mudou-se para a comunidade Secção Jacaré na cidade de Francisco Beltrão-PR.

No entanto voltou para Jacutinga em 1955, para se casar com a Senhora Tercilla Coguetto Maria, sua amada esposa.

Começaram sua vida na Secção Jacaré, onde Senhor João Maria voltou a trabalhar com sua família na lavoura, serraria e agora também no comércio.

Seu João Maria foi também muitos anos motorista do seu caminhão FNM onde transportava cargas de madeiras para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Nesses nove anos que residiram em Jacutinga, Deus abençoou a família de Seu João e Tercilla com cinco filhos: Onorino, Nery, Nelsi, Iracema e Alderi.

Seu João Maria veio para Salto do Lontra em 1964 antes da emancipação do município.

Quando chegou, trabalhou junto com seus irmãos em oficinas mecânicas, e transportando produtos agrícolas e combustíveis.

Sempre foi um homem participante na sociedade de Salto do Lontra, colaborava nos eventos das comunidades e chegou a ser Vice-Presidente da Paróquia e da Cooperativa Camdul.

Já em Salto do Lontra tiveram a grata benção de mais uma filha, Soeli, completando a família de seis irmãos.

Seu João Maria foi o segundo Prefeito de Salto do Lontra, sendo eleito em 1968. Seu mandato iniciou em 1° de março de 1969 e terminou em 1° de março de 1973, sendo lembrado até hoje. Apesar das dificuldades para administrar já que havia escassez de verba para investimento, seu João Maria conseguiu desempenhar sua função voltada para o desenvolvimento e progresso do município.

Realizou várias obras assim como instalação de energia elétrica, calçamentos, mais de oitenta salas de aula, compra de maquinários, aberturas de estradas, além do término do prédio do Paço Municipal.

Foi uma época difícil, mas com honestidade, trabalho e dedicação procurou sempre fazer o bem à todos e com muito orgulho e satisfação participou da construção desta querida Salto do Lontra.

João Maria teve dois filhos que também foram prefeitos da cidade: Nelsi Coguetto Maria (o Vermelho), no período de 1983 a 1988 e o Nery Maria no período de 1997 a 2000.

Sempre deu seu apoio para a família, irmãos e amigos e com sua experiência política continua a participar ativamente do desenvolvimento deste município.

Hoje, João Maria, já quase com 83 anos de idade, relata nos encontros da família os tempos difíceis que passou.

Muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, todos os dias vai fazer suas orações junto ao pé da Santa, na frente da Igreja Matriz, pedindo saúde e proteção a todos.