Imagem ilustrativa.
  • Compartilhe no Facebook

Imagem ilustrativa.

Feijoada no Tacho

Dia 7 de junho, sábado ao meio dia – dia tradicional da brasileiríssima feijoada – o CTG Rancho Crioulo realiza sua já tradicional Feijoada no Tacho, na Associação dos Motoristas no Bairro Pinheirinho. Os rancheiros do CTG Rancho Crioulo estarão preparando a feijoada no tacho com os melhores ingredientes e todos os acompanhamentos. Como é costume o CTG Rancho Crioulo incluir em suas promoções música ao vivo, proporcionando aos nossos músicos locais mostrarem seu trabalho, neste evento estarão se apresentando Luiz Zibeti e Pochteca com seu repertório nativista, missioneiro e outras, incluindo algumas do Teixeirinha.  Ingressos a R$ 20,00 podem ser reservados através dos fones (46) 3524-6023/9103-0530 com a Patrão Chicatto ou 9917-4781 com o Secretario Cassio.

Classificatórias para o Fepart 2014

O 2°. Circuito Classificatório para o Fepart 2014  será realizado nos dias 20 e 21 de junho na 10ª. RT em Toledo pelo CTG Chama Crioula.  Os CTG’s Recordando os Pagos e Herdeiros da Tradição de Francisco Beltrão, Laçando a Tradição de Marmeleiro, Saudades do Pago de Dois Vizinhos e Pealando a Saudade de Quedas do Iguaçu estarão representando a 9ª. Região Tradicionalista no 2°. Circuito Classificatório para o Fepart 2014.

Circuito Beltronense no Fapart 2014

O 4°. Circuito Classificatório para o Fepart 2014 será realizado nos dias 02 e 03 de agosto na 9ª RT em Francisco Beltrão pelo CTG Recordando os Pagos. Nesta ocasião a atenção de tradicionalistas de todo o Paraná estará voltada para a nossa cidade. Certamente autoridades, comunidade, empresários e especialmente tradicionalistas estarão apoiando a iniciativa do CTG Recordando os Pagos em inserir nossa cidade no calendário de eventos do MTG-PR.

Baile da Mariquinha

Será no dia 27 de setembro de 2014, no Centro de Eventos da Marabá, promovido pelo CTG Rancho Crioulo, que apresenta pela primeira vez em Francisco Beltrão o gaúcho Elton Saldanha, um jornalista de formação que alcançou destaque e reconhecimento como compositor, intérprete e instrumentista da música regional gaúcha. É integrante do Grupo Cavaleiros da Paz que realizou cavalgadas pela Brasil, América do Sul, Europa Estados Unidos e a última em 2013 no Canadá. Tem predileção pelo cavalo crioulo, é crioulista e praticante da atividade de rédeas do Cavalo Crioulo. Tem mais de 800 música gravadas e recebeu mais 200 troféus em festivais.  Elton Saldanha é crioulista e praticante da atividade de rédeas do Cavalo Crioulo.

Circuitos do Fepart

Para conquistarem o direito de participar do Fepart a cada final de ano, os CTG’s precisam participar dos circuitos classificatórios e conquistar pontuação superior à média dos participantes. Neste final de semana iniciam os circuitos de 2014 com o evento em Cascavel e prossegue conforme programação do MTG/PR. Estão programados o 2º Circuito dias 21 e 22 de junho de 2014 em Toledo no CTG Chama Crioula da 10ª RT, 3º Circuito dias 19 e 20 de julho de 2014 em Irati promovido pela  Secretaria de Cultura e CTG’ s locais da 6ª RT, 4º Circuito dias 02 e 03 de agosto de 2014 em Francisco Beltrão no CTG Recordando os Pagos da 9ª RT, 5º Circuito dias 23 e 24 de agosto de 2014 em Pontal do Paraná no CTG Desgarrados do Pago da 1ª RT, 6º Circuito dias 06 e 07 de setembro de 2014 em Curitiba no CTG Vinte de Setembro da 1ª RT. 7º Circuito dias 18 e 19 de outubro de 2014 em Colombo no CTG Querência Santa Mônica da 1ª RT.

Fandangos

Diversos fandangos estão programados para os que gostam da boa música regional gaúcha, iniciando dia 19 de julho com o fandango de encerramento de Curso de Danças de Salão do CTG Recordando os Pagos em sua Sede Social no Bairro Vila Nova, tendo em seguida dia 9 de agosto fandango de aniversário do CTG Herdeiros da Tradição no Centro Comunitário da Paróquia Cristo Rei da Cango, dia 6 de setembro fandango no CTG Laçando a Tradição de Marmeleiro em seu galpão na Sede Campeira, dia 27 de setembro fandango do CTG Rancho Crioulo, com o Baile da Mariquinha no Centro de Eventos da Marabá e 13 de novembro o já tradicional fandango anual do CTG Recordando os Pagos em sua Sede Social no Bairro Vila Nova.

Por  Iduir Bortot, 9ª região MTG/PR