A noite de quinta-feira (29) foi de debater sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres nos dias atuais. Em Chopinzinho, os 13 anos de atuação da Lei Maria da Penha foram lembrados com um evento no Anfiteatro David Rogos Schmitz sobre violência, denúncia, conquistas e desafios.

A ação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público do Paraná com o apoio da Administração Municipal de Chopinzinho. O evento contou com apresentação da peça de teatro “Elas tem Sonhos”, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, o lançamento da Procuradoria da Mulher e uma mesa redonda com o tema, “Políticas Públicas e Direitos da Mulher”.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Pollyana Ratko, o evento serviu para encorajar as mulheres a denunciar possíveis agressões, sejam elas, verbais, psicológicas e físicas. “O evento marca mais um ano da Lei Maria da Penha, completando os 13 anos agora no mês de agosto, e esse evento veio com o intuito de levar mais informações às mulheres e assim fazer com que elas se encorajem a denunciar os casos de violência domestica”, ressalta Pollyana.

Segundo o Promotor de Justiça da comarca de Chopinzinho, Lucas Losch Abaid, um dos maiores desafios das mulheres vítimas de agressão é a resistência da sociedade. “Nós vemos por inúmeras vezes pessoas negando a responsabilidade do agressor pelo ato de violência, agente percebe que sempre há aquele senso, aquela tentativa de incluir a vítima como uma responsável pelo ato de violência e isso é lamentável, acaba sendo um grande fator de desestímulo a forma em que a própria vítima de um ato de violência dentro de casa é revitimizada pela própria sociedade”, salienta Abaid.

Em Chopinzinho as mulheres podem denunciar atos de agressão física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral na Polícia Militar (190 – 9 9103-9390), Polícia Civil (3242-1446), Ministério Público (3242-3084 / 3242-1844) e na Procuradoria da Mulher que funciona junto à Câmara de Vereadores (3242-1686).

Foto: Edson Zuconelli/Extra Fm.