Acontece na manhã de segunda-feira(23) em Pato Branco, um workshop sobre energias alternativas. O objetivo é debater sobre as oportunidades de geração a partir de novas fontes possíveis na região e trabalhar uma estratégia de atuação conjunta. O evento terá início às 08h30 no auditório da sede do Sebrae Regional.

Conforme o Gestor de Projetos de Tecnologia e Inovação, Cesar Colini, para abordar o tema estará presente o especialista, Cláudio Lima, que falará sobre as novas regulamentações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Foram convidados para o evento representantes de entidades empresariais; lideranças dos setores público e privado; empresários; e entidades geradoras de conhecimento como UTFPR e IFPR. “Pretendemos sensibilizar para a necessidade de desenvolvimento de estratégias para a geração de energia e apresentar as novidades desse campo”, esclareceu.

Explicou que numa fase seguinte a intenção é reunir os parceiros considerados estratégicos para o desenvolvimento do Projeto de Aglomerados Produtivos em Energias Alternativas, através de um mapeamento das oportunidades e tecnologias disponíveis em nível regional.

Citou exemplo de algumas fontes possíveis, como a Energia Eólica, já desenvolvida em Palmas; as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHS; Energia Solar e Biomassa, a partir do aproveitamento dos resíduos gerados pela avicultura, que ocorre em grande escala no cenário regional. “Com a instituição dos Aglomerados será determinar o que se pode fazer para o desenvolvimento de ações empreendedoras em torno de projetos energéticos”, disse ele.
OUÇA MAIS SOBRE O EVENTO