por Ivan Cezar Fochzato

 

O índice de evasão escolar, em crianças matriculadas nas séries iniciais, na rede municipal de ensino de Palmas, é de aproximadamente dez por cento. O dado foi revelado pela diretora do departamento de educação, Regina Hister, durante participação no espaço Balanço Social, no Programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM.

 

Conforme ela,  o índice elevadíssimo tem como causa questões sócio-econômicas de grande número de famílias, que trabalha em atividades sazonais e consequentemente tem necessidade de deslocamentos constantes em buscas de trabalho e desta forma levam seus filhos junto tirando-os da escola e muitas vezes colocando as crianças no trabalho.

 

Outro dado revelado pela diretora, diz respeito ao índice de analfabetismo. Segundo Regina Hister, faltam alfabetizar aproximadamente seicentas pessoas para que o município passe a ser considerado território livre de analfabetismo, o que deve acontecer já no próximo ano.

 

Durante o programa Radiofônico a diretora do departamento de Educação fez uma avaliação do trabalho desenvolvido neste ano e os projetos previstos para 201. Dentre as ações citadas estão; construção de novas escolas municipais; inauguração de um novo CMEI( Centro Municipal de Educação Infantil); a implantação do georreferenciamento na rede municipal e o início do projeto piloto em Educação em Tempo Integral no Bairro São Sebastião.

CONFIRA ÁUDIO