Estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Dom Carlos, estão realizando nesta sexta-feira (30), a apresentação dos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto “Conhecendo e Ressignificando Dom Carlos”, o primeiro Bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. Nos três períodos de atividades – manhã, tarde e noite – estão sendo realizadas apresentações e explanações em torno do projeto, lembrando que neste sábado (01), completam-se 115 anos do nascimento de Dom Carlos Eduardo de Saboia Bandeira de Mello.

Casula e Mitra utilizadas por Dom Carlos
  • Compartilhe no Facebook

Casula e Mitra utilizadas por Dom Carlos

Conforme a professora Janete Carlin, através de reuniões junto às equipes gestora e pedagógica, se encontrou a necessidade de abordar a história de Dom Carlos, entender sua importância, desde à instituição que leva seu nome, e também para Palmas, para o Sudoeste do Paraná e para o Oeste de Santa Catarina, uma vez que na chegada do então monsenhor Carlos, na década de 1930, as duas regiões compunham a Prelazia de Palmas.

A professora destaca a participação de toda a comunidade estudantil para a consolidação do trabalho. “Todos, estudantes, professores, funcionários, e também a comunidade palmense, participaram desse projeto de resgate histórico-cultural”, ressalta.

Ela explica que o projeto baseou-se na Biografia Documental de Dom Carlos Eduardo de Saboia Bandeira de Mello, obra de autoria dos professores Heloyna Ribas, Adilson Miranda Mendes e João Paulo Rocha Filho, buscando a integração de todas as disciplinas e em todas as séries, desde o ensino fundamental até o ensino técnico.

Professora Janete enfatiza a importância de se rememorar e trazer ao conhecimento dos palmenses o legado de Dom Carlos, que, em sua análise, “foi o maior empreendedor que Palmas já teve”, destacando a atenção do 1º Bispo Diocesano para a educação. “Ele acreditou em cada um de nós, palmenses, quando lutou pela instituição do Colégio Diocesano, pelas faculdades, então a importância de Dom Carlos tinha que ser trabalhada”, afirma.

A docente revela que o projeto terá seguimento no segundo semestre, com a elaboração de um livro, contendo os relatos de palmenses que passaram pelas salas de aula do Colégio Estadual Dom Carlos.

Ouça a biografia de Dom Carlos, contada pelo aluno do curso de Formação de Docentes, Andrey Kruskievicz:

Leia mais

+ Diocese de Palmas-Francisco Beltrão completa 59 anos de fundação

+ Há 48 anos, a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão se despedia de seu primeiro Bispo

+ Colégio de Palmas destaca vida e realizações de Dom Carlos, primeiro Bispo da Diocese

+ O ANEL DE DOM CARLOS. A Fé e Esperança de uma mãe salvou a vida do filho!