Neste sábado(22) estará sendo realizada mais uma etapa do projeto Educação Não-Formal e Cidadania no Bairro Hípica em Palmas, sul do Paraná. O dia de  Dia de Mobilização/Conscientização concentrará as ações  no Centro da Juventude O projeto envolve acadêmicos dos curso de Pedagogia, Enfermagem e Biologia do IFPR Campus Palmas, SESI/PR e Prefeitura Municipal, Observatório Social e Rádio Club AM, sob a coordenação da Dra. Ivania Marini Piton.

Dentre os principais objetivos está a interação com a comunidade do bairro; reflexões sobre a realidade vivida pelos moradoras e as perspectivas que podem ser criadas; a formalização e instrumentalização dos conselhos gestores locais; análises e orientações para a garantia dos direitos da Cidadania; e motivação à participação da população em conselhos e conferências.

Na programação deste sábado nos horários das 10h00 às 12h00 e das 13h00 as 15h00, estarão sendo enfatizadas temáticas como Meio ambiente: hortas verticais; Drogas; Direitos Humanos; Direito da Criança e do Adolescente; A Importância dos Estudos; Participação e associativismo: as associações de bairro; Preservação do Patrimônio Público.

Numa primeira fase foram realizadas discussões junto ao Centro da Juventude e na sequência visitas às residências para levantamento de demandas relativas às propostas do projeto. Num segundo momento, o SESI ofertou curso  para a elaboração de projetos na área de educação não- formal. Além do Dia da Mobilização e Conscientização, neste sábado(22) também estão previstas para a fase seguinte  a realização de palestras e  discussões com adolescentes e jovens que frequentam o Centro da Juventude.