O Sebrae/PR e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar) promovem, na próxima segunda-feira, dia 6, o workshop internacional “Como produzir oferta para o seu mercado?”, com o especialista italiano Enrico Cietta. O evento, que é voltado para micro e pequenas indústrias do setor de vestuário do sudoeste do Paraná, será realizado no Sebrae/PR em Francisco Beltrão, das 18h30 às 22h30. A inscrição é gratuita e os interessados devem entrar em contato com Claudecir, pelo telefone (46) 99971-7444.

A consultora do Sebrae/PR em Francisco Beltrão, Jocelei Fiorentin, aponta que o workshop é direcionado para a gestão dos negócios de moda, visando o aprofundamento e entendimento de novos modelos e estratégias na indústria do vestuário.

“O foco está nas propostas de empresas que estão modificando o seu modo de ‘estar’ no mercado para manterem-se competitivas. Um modelo de negócios eficaz nada mais é do que uma maneira de organizar a empresa na criação, na produção e na distribuição, para que seja capaz de responder de forma flexível ao consumidor”, detalha Jocelei.

O presidente do Sinvespar, José Francisco Dalligna, destaca que o workshop internacional representa um início de ano muito bom para os associados do sindicato e demais integrantes do setor de confecções do Sudoeste.

“Enrico Cietta é uma referência internacional que estamos trazendo para os empresários da região, a fim de que eles possam entender a realidade do mercado e buscar novas oportunidades. Com conhecimento, as indústrias podem agregar valor aos produtos e ter mais chances de acertar nas iniciativas”, analisa Dalligna.

Enrico Cietta lecionou Economia da Moda em prestigiadas universidades de Milão, na Itália e é especialista em distritos industriais e indústrias criativas. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Enrico Cietta lecionou Economia da Moda em prestigiadas universidades de Milão, na Itália e é especialista em distritos industriais e indústrias criativas. Foto de divulgação

Busca pelo equilíbrio

A consultora do Sebrae/PR observa que as pequenas empresas do setor têxtil e de confecção têm sofrido com a retração da economia brasileira nos últimos anos e que também tiveram concorrência de marcas internacionais e de novos modelos de negócios mais competitivos.

“Por conta disso, as empresas precisam encontrar o equilíbrio entre mercado, distribuição, criação e produção. Neste contexto, estamos propondo que os participantes aprofundem o olhar para outros modelos de negócios. E que, com esses instrumentos, possam transformar as próprias empresas e alcançar diferenciação no competitivo mercado da moda”, completa Jocelei Fiorentin.

O profissional

Enrico Cietta lecionou Economia da Moda em prestigiadas universidades de Milão, na Itália e é especialista em distritos industriais e indústrias criativas (moda e design). É sócio da Diomedea, responsável pela comunicação de algumas das feiras mais importantes da Itália nos setores da moda. Em 2014, a Diomedea realizou uma parceria com a Zara e com a Pernambucanas, com projetos de capacitação da cadeia de fornecimento.

Em 2015 e 2016, realizou workshops e laboratórios em dez estados brasileiros, em parceria com a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras.

Cietta é autor dos livros “O valor da moda” e “A revolução do fast-fashion”. Neste ano, lançará seu novo livro, “A economia da moda: porque hoje um bom modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção”.