O deputado federal Assis do Couto participou nesta quarta-feira (28) de uma reunião com o secretariado-executivo do MEC (Ministério da Educação) para debater três assuntos de grande interesse para a região Sudoeste: a realização do Escritório FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) na região, e outras duas pautas: o projeto de aproximação da Embrapa através dos três campi da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), e também uma suplementação orçamentária solicitada pela UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul).

O deputado e a assessora parlamentar, Raquel Grandi, que cuida dos assuntos relacionados à educação em Brasília, foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa. Acompanharam a reunião, Jesualdo Pereira Farias, da Secretaria de Educação Superior, a assessora técnica da presidência do FNDE, Ana Karina Laschi, pelo chefe da Assessoria Parlamentar do FNDE, Leandro Cerqueira, entre outros secretários executivos do Ministério e da autarquia.

Escritório FNDE

O Escritório FNDE é uma nova forma de atendimento da autarquia federal, onde os gestores e técnicos de educação municipais podem tirar dúvidas e encaminhar soluções para problemas com os investimentos do fundo sem precisar ir até Brasília. “Resolvemos buscar a vinda do Escritório FNDE para a região Sudoeste do Paraná levando em consideração o volumoso número de obras, com recursos do governo federal, em andamento nos vários municípios da região Sudoeste”, afirmou o deputado Assis.

Durante a reunião de quarta-feira, ficou decidido que o Escritório FNDE acontecerá no município de Dois Vizinhos, no dia 27 de novembro. O evento, que além da resolução de problemas e encaminhamentos com a autarquia também oferece oficinas temáticas, contará com a presença do presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar, e de uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “É provável que, aproveitando a presença do presidente do FNDE na região, o governo federal e os municípios farão a inauguração de algumas obras, como escolas e creches que estão em construção e devem ficar prontas até a realização do evento”, completou Assis. Ele lembrou que o evento será realizado em nome de toda a Bancada Federal Paranaense.

Embrapa e UFFS

Quanto à tramitação do projeto de aproximação da Embrapa com a região Sudoeste através da UTFPR, o secretario Jesualdo informou que o projeto está em andamento. Ao todo, duas reuniões já foram feitas no Ministério da Educação sobre o tema.

Sobre o pedido da UFFS de uma suplementação orçamentária, o Ministério da Educação vai estudar a possibilidade de atender a solicitação, tendo em vista a escassez de recursos do governo federal.