Uma moradora do bairro Santa Mônica, em Ampére, sudoeste do Estado, levou um grande susto na noite deste 1º de janeiro. Ao ir a um dos banheiros da residência ela se deparou com um escorpião. O animal estava vivo e de acordo com a dona da casa estava escondido atrás de um balde. Dona Nadir disse na manhã desta quinta-feira (2) ao jornalista Júlio Cezar Alves (Ampére AM e Interativa FM) que levou um grande susto ao ver o bicho.

“Eu entrei no banheiro que fica perto da lavanderia para apanhar um balde. Foi ai que me deparei com esse escorpião. Peguei um recipiente, coloquei ele dentro e fiz alguns furos na tampa para ele poder respirar.”

Ela conta que uma vizinha achou dias atrás um escorpião morto em seu lote. O médico veterinário do Zoológico da Unisep de Dois Vizinhos, Felipe Azzolini, explica que esse o escorpião tem uma picada bem dolorida. “É um escorpião perigoso e animais que são picados por ele geralmente vão a óbito. No caso de ser humano as pessoas com imunidade baixa ou debilitada também podem ter complicações caso sejam vítimas do animal, podendo ir a óbito. Tem que tomar cuidado.”

No fim de 2019, quando uma família que reside no centro da cidade encontrou um escorpião dentro de casa, o profissional esclareceu que é um animal da classe dos aracnídeos e por isso se alimenta basicamente de insetos. “A gente alerta que onde é encontrado um tipo desse escorpião podem ser achados mais. Por isso é necessário que seja feita uma vistoria no imóvel para verificar a existência de mais algum. A recomendação que podemos passar para as pessoas é que mantenham o lote limpo. Evite acumular material que possa servir de morada para eles, como tijolos, madeiras e outros tipos de entulho”.

Fonte/foto: Jornalismo Ampére AM e Interativa FM