Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   Na sexta-feira, 10 de agosto, às 19h, na Comunidade do Rio Elias, município de Renascença, houve o lançamento da 49ª Romaria da Salete, com Entrevista Coletiva à imprensa. Estiveram presentes padres, as coordenações diocesanas das pastorais e movimentos responsáveis pelo tríduo da Romaria. Os jovens das famílias que residem na comunidade fizeram a encenação da aparição de Nossa Senhora da Salette.
   A Romaria acontece no dia 23 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora da Salette. Às 10h, haverá a celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Antonio Peruzzo, com o tema “Eu vim para que todos tenham vida”.
   A jovem Camila Martins diz que sempre é uma grande emoção fazer a personagem de Nossa Senhora da Salete, na encenação da aparição: “Já fiz a encenação várias vezes. É um momento de grande emoção inexplicável. Espero que os romeiros venham para este importante momento de oração”.
   Lauri Andreis, membro da Comissão organizadora da 49ª Romaria de Nossa Senhora da Salete diz que este será um dia importante para o Santuário e para os romeiros: “Serão momentos fortes de oração, de encontro da criatura com seu criador através de Nossa Senhora. O Santuário dispõe de um ambiente de fonte de graças e de bênçãos”. Lauri destaca a importante participação de romeiros de 12 Estados brasileiros e de outros países: “Isso nos enche de responsabilidades para sempre manter o Santuário de portas abertas para acolher, da melhor forma possível, as pessoas que aqui chegam”. Uma das novidades para a 49ª edição da Romaria da Salette, é a participação de pastorais e movimentos para as celebrações do tríduo: “Nossa comunidade é pequena, temos 20 famílias, então esses movimentos e pastorais estão se engajando conosco para que as romarias aconteçam com maior brilho”. Conforme Andreis, cerca de 25 mil romeiros estão sendo esperados para a Romaria da Salette.
   O Pe. Geraldo Macagnan, coordenador diocesano da ação evangelizadora, diz que o lançamento da 49º Romaria da Salette é fruto de uma caminhada evangelizadora. Ressalta a grande motivação, a mensagem do Santuário: “E a mensagem deste Santuário, é clara e objetiva. Uma palavra que no mundo de hoje precisa se resgatar com insistência, a questão de deixar-vos reconciliar. Acompanhamos tantos sinais de violência, desânimo. A mensagem da Salette, hoje, é de esperança, na certeza de que é possível construir um mundo longe de todas as barbáries. Esse é o sonho de Deus e esta é a mensagem de Maria.