A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão e a Rural Leite Sudoeste promovem o 9º Seminário de Pecuária Leiteira. O evento será na próxima quinta-feira, 30, com início às  9 horas, no auditório do centro de eventos do parque de exposições. Durante o encontro será lançada a Via Tecnológica do Leite de 2015.

São esperados produtores de leite e técnicos que atuam na pecuária leiteira. A produção brasileira tem crescido nos últimos anos, sobretudo nos Estados do Sul a uma taxa média de 10%. Nos últimos quatro anos a região Sudoeste do Paraná se consolidou como a maior bacia leiteira do Estado com uma produção anual na faixa de um bilhão de litros.

Apesar do crescimento na produção, os produtores precisam melhorar a qualidade do leite, a produtividade por vaca/dia, a sanidade dos animais e aumentar o nível de conhecimentos para atuar com eficiência.

Palestras e eventos

9h45 às 10h45 – Índices zootécnicos com Dr. Altair Antonio Valloto, superintendente da APCBRH e especialista em bovinocultura leiteira.

10h45 às 11h50 – Compost Barn: Mitos e verdades com Wagner Mitsuo Nagao de Abreu, pós-graduado em nutrição animal e consultor técnico da Elanco.

11h50 às 12h15 – Relato de experiência com Julinho Steiner, produtor em Beltrão e pessoal da Emater.

13h15 às 13h30 – Lançamento da Via Tecnológica do Leite de 2015

13h30 às 14h15 – Palestra “Selecionando os melhores animais para produção, conformação e saúde” com Victor Breno Pedrosa, doutor em melhoramento animal e genética pela UEPG.

14h15 às 15h – Palestra “Sete passos para redução das mastites em vacas leiteiras” com Cristiane Azevedo, especialista em Gestão de Rebanhos Leiteiros (Qualy & Calf Consultoria Veterinária.