Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. O principal objetivo da data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Em alusão à data, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), juntamente com outras entidades, estará promovendo neste sábado (28), na Praça Bom Jesus, um evento de conscientização e visibilidade da comunidade surda.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, professora Melânia Dalla Costa, em Palmas são mais de duas mil pessoas surdas, por isso, a necessidade de se discutir a inclusão dessa significativa parcela populacional.

O evento, que ocorrerá durante toda a manhã de sábado, reunirá intérpretes que estarão demonstrando alguns aspectos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Salienta professora Melânia, que também será uma forma de chamar a atenção de diferentes segmentos sobre a comunidade surda, suas necessidades e também potencialidades em diferentes áreas.